Politica - Valparaiso de Goiás (publicado em 16 de março de 2017)
Presidente da CMVG chama a sociedade para uma visão mais crítica em relação ao momento atual que a instituição vivencia
Por Hélio Porto Jr DRT/DF 9280 MTE / Imagens: Fernando Taveira
Em entrevista concedida ao Programa Momento do Povo da rádio Supra fm – sob a minha responsabilidade e comando e realizada no último dia 13 de março – coube ao presidente da Câmara legislativa do município de Valparaíso de Goiás pontuar sobre o desconforto da casa de Leis como instituição com a superexposição midiática e as discussões internas visando trazer a corporação para uma visão mais crítica em relação ao momento atual.
Durante a entrevista de quase 50 minutos o Presidente Alceu considerou que, na era da informação, o princípio da presunção da inocência foi substituído pelo princípio da cognitividade: “O sujeito que aparece nas manchetes de jornais está condenado. Muitas vezes pela voz da imprensa ou do próprio povo, pela antecipação de um juízo de valor e que devemos repudiar”.
É claro que se trata de um assunto polêmico porque envolve conceitos de valores políticos no bojo das discussões. Ocorre que a casa de Leis, assim como o judiciário está submetida as regras e aos prazos e principalmente a consistência dos fatos.
Desde a deflagração da Operação “Venda Casada” que busca “apurar os indícios” da prática de crimes de corrupção e que culminou na prisão temporária do Vereador Elvis a instituição legislativa sofre a pressão da TV Record Brasília que não consegue compreender os prazos legais dos procedimentos da Policia Civil e do Ministério Público de Goiás.