Imposto de Renda : Publicado em 15 de novembro de 2016

 

Consultor aponta principais mudanças na declaração de IR em 2016

 

Despesas médicas, CPF de dependente a partir de 14 anos e botão único de envio da declaração. Essas são as principais mudanças na declaração do Imposto de Renda em 2016, relativo aos rendimentos do ano anterior, segundo o consultor Antônio Teixeira, responsável pela área de Imposto de Renda da consultoria Sage IOB.

As declarações de 2016 poder ser encaminhadas à Receita Federal a partir do ultimo dia (1) de novembro. O prazo vai até o dia 29 de abril.

Teixeira, que também responde às dúvidas encaminhadas pelos leitores, lembrou que a partir deste ano todos os dependentes, a partir de 14, devem ter CPF; até o ano passado, a exigência valia para os dependentes a partir de 16 anos.

Desde o ano passado, os médicos e demais profissionais de saúde passaram a informar à Receita Federal os recebimentos específicos de cada paciente; até então, os recebimentos  eram informados em conjunto. Por esse motivo, haverá maior rigor na verificação dos honorários desses profissionais declarados pelos contribuintes

Outra novidade é o botão único para o envio da declaração, que substituirá os dois procedimentos – gravação e envio.